“Sorria, você está sendo filmado”. Esta é uma das frases mais cínicas dos últimos tempos. Passamos por ela quase todos os dias e nem nos damos conta. A frase original era "Sorria, você está no cinema". Esta frase era usada numa
alusão aos filmes americanos, a cada vez que um leigo era filmado na TV.
[ilustração/editoria de arte] Este é um dos adesivos mais cínicos que você pode encontrar. Pior que isso: ele está onde você gasta o seu dinheiro
Então, um dia a vida das pessoas começou a ficar cheia de câmeras por todos os lados: bancos, supermercados, lojas e até casas para pegar as babás em flagrante, seja com o bebê ou com o papá. O ápice das câmeras chegou com o bigbróder, um programa em que pessoas insípidas são alçadas ao mundo da "celebridade" por mostrarem como são insípidas.
Mas voltando ao tema, alguém, preocupado em colocar uma câmera em sua loja para proteger seu patrimônio (nada mais justo) e ao mesmo tempo avisar a clientela que a loja era vigiada por vídeo, colocou avisos do tipo: "Esta loja tem um circuito fechado de TV", ou "Atenção: câmeras monitorando a loja". Porque, mais eficiente que a câmera é o aviso avisando da câmera: é ele que faz a pessoa saber que há alguém vigiando.
Mas alguém, não contente com este aviso inventou o tal aviso cínico: “Sorria, você está sendo filmado”. Com ele, a pessoa, além de se sentir vigiada, não se sente mais à vontade penteando o cabelo, discutindo com o marido ou tendo um tique nervoso. Isso porque a tal plaquinha diz, indiretamente e sorrindo cinicamente, que alguém em alguma sala privê da loja está nos observando e rindo do nosso comportamento na telinha. E como se não bastasse ler esta frase cretina, ainda temos que obedecê-la e sorrir, porque segundo ela "estamos no cinema".
Assim, o consumidor é tratado de "ator" (que por ventura poderá fazer o papel de ladrão). Ou seja, o consumidor, além de gastar o seu dinheiro nas tais lojas que têm este adesivo, ainda têm que rir da frase cínica (segundo consta no adesivo).
[ilustração/editoria de arte] Este deveria ser o adesivo verdadeiro, no fundo é isso o que eles querem dizer com a frase do adesivo acima
E o mais triste de tudo é utilizarem o “Smiley” (é o nome da carinha sorrindo) para ilustrar tal frase, um ícone que transmite alegria e que foi inventado para representar exatamente o contrário do que diz na tal plaquinha: descontração, liberdade e alto-astral. Aliás, já é um absurdo uma plaquinha dizer que "devemos rir" em uma país em que é mundialmente conhecido pelo sorriso natural e espontâneo de seus habitantes.
Chega de ser maltratado onde gastamos o nosso dinheiro. Mas então o que temos que fazer para nos defender desta plaquinha cretina? Clamar pelos seus direitos? Não. Solicitar para retirar a tal plaquinha? Claro que não. O que temos que fazer (como muita gente que conheço faz, e eu também faço) é atender o pedido da plaquinha: sorrir.
Comece a sorrir e acenar para câmera. No começo será um pouco difícil, mas com o tempo você vai ver que
irá se soltando. Até começar a fazer tchau para a câmera, mandar beijos, fazer caretas divertidas, etc. Peça também para os seus familiares, namorado e amigos fazerem o mesmo. E nesse instante, quando você começar a pensar que deve parar, não pare: pense que do outro lado da câmera está uma pessoa, e ela sim está constrangida, e não você, como eles queriam. Desobediência civil é isso: Sorria, acene, dance, aponte o dedo, e se for criança vale até mostrar a língua, porque “Sorria, você está sendo filmado". Foram eles que pediram isso, lembra-se?
Maya J. Times - Diretora Editorial
19Veja o que nossos leitores comentaram:
Sabe que eu nunca tinha reparado nisso? Bacana.
J.J.
esses adesivos enchem a paciência, um jeito mal educado de dizer que estamos sendo espionados.
Paulo Roberto
Quer dizer que além dos juros altos ainda temos que aguentar essa falta de educação.
Paulinha
cameras nas lojas tudo bem, mas esta plaquinha é um saco. Ana Maria Furnier
esta plaquinha é tão ruiim quanto as propagandas das casas bahia e ponto frio
Lucas
parece bobagem, mas é verdade.
Black Velvet
usar o smiley para esta plaquinha é sacanagem das lojas
Nilson
Cuidado o "grande irmão" está nos vigiando...
Acho uqe a tal plaquinha poderia ser mais amigável assim com o desenho do smiley.
bjs
Lú
vamos levar uma plaquinha para els tbem e uma camera ;)
filmar jah nem se fala, agora soh falta a proliferação destes adesivos. Beto
depois da era da espionagem, agora vem a era da espionagem grosseira
flip
quem inventou a tal plaquinha deve estar faturando.
King
Oi, será que dava para fazer uma reportagem sobre os ascensoristas? é uma profissão muito chata.
bjs Sandrinha
oi, gostei do jornal!!!!!!!!!!!!! tchauuuuuuuuu
beto bacana
Olá, agora toda vez que eu passo nas lojas e vejo a tal plaquinha do "sorria, você está sendo filmado" lembro da reportagem do jornal. beijos Sônia Menendez
Luzes, câmera, ação: poder furtar.
Hélio Alonso
oi. sabe que agora que vcs escreveram eu comecei a reparar neste cartazinho mal-educado?
carla
Nossa, quando drama!!
Clique Aqui Para Comentar
Ou Clique Aqui Para Voltar ao Jornal