quinta-feira

tit_20
careca
[foto/arquivo] Os calvos irão à guerra pelos seu direito à peruca

O próximo confronto mundial não será entre oriente e ocidente, nem entre o países pobres e países ricos. Engana-se quem pensa que será entre países que têm petróleo e os que não têm. E muito menos entre os que têm água e os que não têm. Também não será entre os que detêm a tecnologia e os países sub-tecnológicos. E está redondamente enganado quem pensar que o próximo conflito mundial será entre fumantes e não fumantes ou entre gordos e magros. Na verdade, o próximo conflito mundial será entre os que usam peruca e o resto da humanidade. Tudo por um precoceito sobre uma inocente prótese capilar sobre a cabeça de um homem.
luis xiv
[foto/arquivo] Quem sabe tenha sido a monarquia francesa e suas perucas horrorosas a culpada pela rejeição da sociedade às perucas

Pode parecer nonsense um conflito deste tipo. Mas, se olharmos pormenorizadamente ao longo da história, os carecas são uma classe humilhada, sem esperanças e abandonada à sua própria sorte. Mulheres que usam perucas peruca, não têm tantos tipos de problemas. Mas os usuários homens, sofrem calados toda uma série de piadas e humilhações durantes séculos à fio (perdão pelo trocadilho). Claro que não são as únicas minorias a sofrerem preconceito. Mas muitas classes oprimidas têm vantagens para se livrar do preconceito que as aflige:

. OBESOS podem fazer tratamentos e regimes e livrar-se do preconceito
. FEIOS podem fazer cirurgias plásticas radicais
. PAÍSES POBRES têm a esperança de descobrir poços de petróleo, minas de ouro ou aumentar extorsivamente os juros
jogadores
[foto/arquivo] Eles não "são" carecas: eles "estão" carecas

Mas, e quanto aos carecas? O que eles têm como esperança? Até agora, poucas.
A primeira tentativa para amenizar a careca foi a invenção da palavra “calvo”, um tiro que saiu pela culatra. Já que quando alguém escuta a frase “lá vai aquele calvo”, imagina uma pessoa velha, chata e infeliz.
Depois surgiu a tentativa da frase “é dos carecas que elas gostam mais”, outra tentativa frustrada. Mais uma contribuição inócua para a causa dos carecas foi a moda dos jogadores que rapam os cabelos: era uma nova esperança de que o prenonceito contra os carecas terminasse. Outro desgôsto: sobre os jogadores que rapam a cabeça todos pensam “eles apenas raparam o cabelo, mas quando quiserem deixam crescer”. Eles “estão” carecas, mas não “são” carecas, esta é a diferença.
magistrado
[foto/arquivo] A peruca confere até hoje dignidade aos magistrados britânicos

Já os remédios para a calvície são apenas promessas vãs, pouco eficazes ou restritos à condições de uso escravo-diário sob pena da volta da calvície.
Restou a única esperança realmente eficaz: a peruca; uma forma simples, barata do careca inserir-se no tecido social e ser feliz. Mas a sociedade rejeitou brutalmente a peruca.
Com esta opressão sobre os carecas pelo uso da peruca, a nossa sociedade está alimentando um monstro que, quando se libertar, deflagrará um grande conflito social. Prova: por mais conservadora que as sociedades possam ser, com o passar do tempo tornam-se permissivas. Vejamos alguns exemplos:
loja_perucas
[foto/arquivo] O horror: perucas? Só para mulheres

. Homens Com Brincos: no passado era permitido aos piratas (os outros eram considerados efeminados). Hoje em dia, pasmem, é até considerado símbolo de virilidade.
. Pessoas Com Tatuagens: antes só os piratas e marinheiros. Fora estas categorias, os homens seriam considerados desajustados e as mulheres, bem, melhor nem falar.
. Homens Com Rabo-De-Cavalo: antes os homens eram chamados de homossexuais; já hoje, é descolado.
. Calça Piriquita-Apertada (ver matéria mais abaixo “A piriquita apertada”): antes era para “mulheres da vida”, hoje as filhas da classe-média se orgulham de desfilar com a piriquita apertada como dobradiça.
. Peixe Crú: antes era barbárie, hoje é considerado bárbaro pelos descolados e pelos super-bonders que ainda não conseguiram se descolar.
mr_america
[foto/arquivo] Homem inchado e oleaginoso, pode. Mas utilizando uma inocente peruca, não

Em breve, churrasco de cachorro será chique, e os homens na moda usarão salto alto, maquiagem e biquini, mas quem usa peruca continuará rejeitado e oprimido.
Porquê a sociedade mundial evolui e aceita novas modas, mas quando se trata da inocente peruca, rejeita-a e descarrega nela todas as suas frustrações e ódios? Quem será que tornou a peruca algo degradante para a sociedade? Quem sabe seja a côrte francesa, com os seus reis e fidalgos
perucas_anonimos
[foto/arquivo] Os usuários de perucas terão que fundar Os Perucas Anônimos para poder suportar a carga opressiva da sociedade sobre a sua prótese capilar

que não tinham o hábito do banho e utilizavam horrorosas perucas. Por outro lado, os magistrados britânicos utilizam até hoje a tal peruca branca quando estão exercendo a sua atividade nos tribunais.
Assim, se não é o passado que condena o uso da peruca, qual é o problema de um cidadão que paga os seus impostos, utilizar uma peruca para cobrir o reluzente topo de sua cabeça?
entrada_cabelo
[foto/arquivo] A tara-obsessiva da sociedade é ficar olhando a "entradinha" da peruca

Porque é, que é só alguém usar uma peruca, para imediatamente levantarem-se os dedos em riste apontando para o pobre careca e dizendo maldosamente “olha, ele está usando uma peruca, olha só, ele é careca, deixa eu ver, olha só a entradinha na testa”. Aliás, se mostrassem para uma pessoa, a entradinha de uma caverna com tesouros e a entradinha da peruca do careca, a humanidade preferia ficar olhando a entradinha do careca. O que é tão abominável em uma ingênua peruca? Em que ele infringiu a lei? É olhado como um malfeitor, quando no fundo o portador da peruca está sentindo-se bem com ela, como também torna o tecido social mais bonito.
Ou seja: o usuário da peruca é um altruísta mas é tratado como o Homem-Elefante ou como um criminoso. Assim como existem os Alcoólicos Anônimos, eles terão que fundar Os Perucas Anônimos para poder suportar psicológicamente toda esta carga de repressão da sociedade sobre a sua peruca.
silicone
[foto/arquivo] Pode todo o tipo de prótese: peitão de silicone, bundas, etc. Mas a singela peruca é reprimida

As pessoas ao invés de maltratar, deveriam desenvolver o costume de elogiar: "você está de peruca? ah, que legal, gostei, está embelezando a humanidade, parabéns!".
Mas algumas vozes dirão que este tipo de comportamento repressor da sociedade ocorre porque “a peruca é algo artificial”. Por favor, senhores, isto é uma falácia: sociedade absorve várias artificialidades sociais, mas não a peruca. Vejam só:

. CIRURGIA PLÁSTICA: no início eram só comentários maldosos, mas hoje em dia esta prática tornou-se contumaz para a classe-média
. SILICONE: antes, críticas e hoje só elogios; e quem não tem peitos e bunda é que está fora de moda.
. Bebês de proveta: hoje em dia a única dúvida é de quantos pais diferentes (e ao mesmo tempo) a pessoa quer ter.
. ADOÇANTES ARTIFICIAIS: consumo cada vez mais brutal, tanto no cafezinho, como também nas toneladas de produtos diet, como os “inocentes” refrigerantes.
tatuagens
[foto/arquivo] Rabiscar e pintar o corpo todo, pode. Mas utilizar uma peruca clássica para tornar a sociedade mais bela, não

. HOMENS MUSCULOSOS: antes eram “homens oleaginosos estranhos”, sinônimo de hedonismo exacerbado e pirilau pequeno. Hoje até funcionário-público-aposentado-com-vidinha-chata sai exibindo os seus músculos.
. PÊNIS PEQUENO: a sociedade aprovou os e-mails “enlage your penis” (ver matéria mais abaixo) e a coisa ficou resolvida. Quem não utiliza o “enlarge your penis”, tem a alternativa de andar de Porsche ou uma potente motocicleta, que a sociedade vira o rosto para o lado e finge que não vê o pirilau pequeno.

Ou seja, está comprovado que as mais variadas artificialidades são admitidas pela sociedade, menos um careca utilizando a sua inócua peruca.
rabo_brinco
[foto/arquivo] Pode tudo: rabo de cavalo, arquinho no cabelo e até piercing nos genitais. Mas a peruca é considerada imoral

E isso sem mencionar a brutal repressão que sofrem os que fazem os doloridos e caros implantes de cabelos, para depois serem chamados de “Barbie”.
E se por acaso um careca tentar utilizar galhardamente a sua peruca, irá escutar “olha a cabeleira do zezé, será que ele é? será que ele é?”.
Aos poucos os preconceitos das sociedades vão caindo por terra: gays, lésbicas, anões, giló, coca cola quente e sem gás, o fe(o)dor do queijo rochefort. Menos o preconceito sobre a peruca.
Porque é que a sociedade enferma não critica com tanto fôlego os políticos corruptos? Porque é que ela não é tão
rod_stewart
[foto/arquivo] Mas, qual é o problema de alguém que paga seus impostos querer ser um Rod Stewart?

perspicaz (como quando aponta os tufos de cabelos artificiais dos outros) para escolher os governantes certos? Porque ela não é tão direta, (como quando aponta a entradinha da peruca) para apontar os seus malfeitores? E finalmente a mais esperada pergunta: qual o motivo ancestral tão arraigado no Homem que gera esta repulsa sobre um simples tufo de cabelos chamado peruca?
Quem sabe, quando os usuários de perucas forem dizimados e já não andarem mais sobre a face da terra, teremos a resposta para esta pergunta. Porque afinal, qual é o problema de um calvo querer ser um Rod Stewart?
Maya J. Times - Diretora Editorial

aviso_mail

25Veja o que nossos leitores comentaram:

Às 9:17 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

eu uso peruca e sinto na pele todos os dias o que vcs escreveram. Obrigado.
hj

 
Às 9:22 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Oi. Gosto muito do jornal de vocês e o que vcs escreveram agora não sei se é para rir ou para chorar. Na verdade, é para fazer as duas coisas, já que foi uma abordagem leve sobre as brincadeiras de mau gosto que fazem com quem usa peruca.
beijos
Leila Fernandes

 
Às 11:29 AM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Brilhante a matéria!
Luis Vasconcelos

 
Às 11:40 AM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

A sociedade é realemnte permissiva com algumas coisas e repressiva com outras. Os critérios para isso são às vezes realmente aleatórios. Ou às vezes porque alguém famoso diz que pode, então todos vão atrás como ovelhas. O caso da peruca é verídico, afinal, qual é a diferença entre um homem poder usar um brinco e não poder usar uma peruca?
Cordialmente,

Luis Paganinni

 
Às 2:54 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Tentei usar uma vez uma peruca e a repressão foi tanta que tive que voltar a ser calvo. A reportagem diz tudo.
abs
Silvio Lima - São Paulo

 
Às 3:46 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Parabéns pela reportagem sobre a peruca e parabéns pelo primeiro aniversário do jornal. Muita saúde e que vcs continuem com toda esta criatividade.
beijos da leitora
Ana

 
Às 6:11 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Eu uso peruca e não ligo para o que falam. podem falar que entra por um ouvido e sai pelo outro.
Décio

 
Às 7:01 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Prezados Srs. do The Del Gatto Times:
Boa tarde. Acho que as pessoas não aceitam a peruca porque ainda não virou moda (como o brinco para homem). Além disso pode ser o fato da peruca ser uma coisa "móvel", que se coloca e se tira. E por algum motivo isso incomoda as pessoas.
Cordialmente,
Ana Werner - Rio de Janeiro

 
Às 7:04 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Maya e Del Gatto, PARABÉNS PELO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO JORNAL, VIVA!
lulu

 
Às 8:23 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Olá! De Portugal vos saúdo pelo excelente jornal e pelo primeiro aniversário. Muito giro!
Diogo - Carcavelos

 
Às 11:14 AM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Sou brasileira morando em Roma e peguei o site do jornal com uma amiga. Gostei e virei fã desta típica irreverência brasileira. Escrevam reportagens com mais frequência! E feliz primeiro aniversário para todos vocês do jornal!
Beijos
Renata

 
Às 1:52 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Olá, eu sou uma pessoa com uma vasta cabeleira, mas isso não quer dizer que não concordo com o que vocês escreveram. Mas por outro lado, não posso negar que quando vejo alguém de peruca acho graça ;)
bjs
Barbara

 
Às 2:23 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

eh verdade cara, já vi carecas orgulhosos da sua carequice, mas os que usam perucas sempre estão deprês e escondendo ela. chato, né?
bob

 
Às 2:37 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Maya, Del Gatto, Maicol, bacana demais!!!!!!!!!!
beijos
Beth

 
Às 8:19 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

usar peruca é barra pesada, é muita repressão do pessoal.
Pimentel

 
Às 8:46 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Eu uso produtos para o cabelo mas não pode parar de usar, é muito chato. Peruca não é tão legal, mas por outro lado o pessoal fica reparando quem usa, isso é muito chato.
Hermes

 
Às 11:09 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

usar peruca é ridículo!

 
Às 11:51 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Eu acho que tem que assumir a careca.

 
Às 1:24 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

O pessoal aí de cima diz que é preciso assumir a careca e que peruca é ridículo porque devem ter cabelos. A reportagem diz muito bem sobre o sofrimento de quem usa peruca. Qual é o problema de querer usar uma peruca para ficar mais bonito? Porque é que não pode? Porque é que pode silicone e não pode peruca? Por preconceito.
um abraço,
Liminha

 
Às 1:47 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

pronto, agora começou a guerra silicone x perucas. eu coloquei silicone e que culpa tenho se o pessoal tem preconceito contra as perucas?

 
Às 3:33 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

O jornal continua com as suas abordagens perspicazes sobre assuntos que passam despercebidos pelo cotidiano. Parabéns à toda a equipe do jornal.
Telmo - Brasília

 
Às 8:35 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

com peruca ou sem peruca o jornal é ótimo.
Francisco

 
Às 1:09 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Tchau! morei no brasile e un amigo brasiliano me deu o site de voces. Molto divertido.
baccio
Pietro - Roma

 
Às 11:30 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Boas!!! ,é o seguinte eu penso que : O problema não está no preconceito contra quem usa peruca e sim na personalidade de quem usa ,tipo: Eu uso e pronto me sinto bem e ninguém tem nada a ver com isso ,e também ninguém precisa ficar sabendo ,tem tanta gente famosa por aí usando ,hummm vcs nem imaginam . Pra finalizar ,vale tudo que é do bem pra ser feliz nessa vida ,há tanto sofrimento,doença e desgraça pra se preoculpar pra que se pegar em migalhas.Felicidade paz e Harmonia à todos
Alguém

 
Às 6:05 PM, Anonymous Anônimo, nosso(a) leitor(a) comentou:

Excelente texto!

Retrata muito bem o drama de nós calvos!

Parabéns!

 

Clique Aqui Para Comentar

Ou Clique Aqui Para Voltar ao Jornal

© Copyright The Del Gatto Times. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do jornal. O conteúdo do jornal não deve ser levado tão à sério, de forma pessoal, nem factualmente. Caso queira publicar as matérias escreva antes para, thedelgattotimes@yahoo.com