[foto/arquivo] A mística começou com o azul à esquerda: Bis de chocolate, um ícone nacional
Acabamos de
Mesmo apreciando chocolates renomados e com produção refinada e diversificada, como a Godiva, as lojinhas caprichadas da Hussel, a tradicionalíssima Lindt, a charmosa e caprichadíssima Ghirardelli de São Francisco (Califórnia), a deliciosa e brasileiríssima Kopenhagen (que agora têm mesinhas à européia para saborear um bom café) etc., as pessoas colocam o Bis no mesmo patamar de satisfação que os produtos destas empresas de tradição mundial. Mas porquê? Não é por ser feito artesanalmente, nem pela tradição, nem pela publicidade, nem pelo status ou pela griffe e muito menos pelo seu custo. É pelo atributo mais essencial de um alimento: o seu sabor. O Bis, comparado com os chocolates de renome, é como se fôsse o feijão com arroz. Ou seja, de vez em quando é bom apreciar um prato francês, mas o feijão com arroz é o sabor simples e delicioso do dia-a-dia que nunca cansa.
[foto/Del Gatto] Mais um ícone no mercado: não só o novo sabor morango, como também a tradicional caixinha envolta em celofane é um ícone
Não sabemos qual é a fórmula do Bis e nem quem o inventou. Não sabemos se foi um produto desenvolvido cientificamente ou uma fórmula encontrada por acaso.
Mas o fato é que muitos tentam imitar este chocolate aparentemente simples, mas não conseguem. Até a conhecida empresa Nestlé tentou e não conseguiu: o seu chocolate “Sem parar” não se compara ao Bis: é sem graça.
O Bis está tão enraizado na cultura brasileira que, há alguns anos atrás quando algumas pessoas souberam que o Bis ia mudar o design de sua embalagem, ficaram apreensivas: seria como mudar o logotipo do Mc Donalds ou da Ford. Mas foi apenas um pequeno susto, já que se tratava de um re-styling (apenas um rejuvenescimento do logotipo). Mesmo preferindo o design clássico anterior, o essencial do design da embalagem de Bis permaneceu. E o da sua tradicional caixa também. Aliás, a caixa também faz parte da mística: tem gente que come primeiro a fileira de cima e depois a de baixo, outros comem de dois em dois e outros simplesmente esvaziam a caixinha sem olhar fileira alguma.
[foto/Del Gatto] Bis morango: em se tratando de Bis, acabou-se o que era doce
Após alguns anos, tivemos outro sobresalto: soubemos que iriam lançar Bis de outros sabores. Será que os outros sabores conseguiriam chegar aos pés do Bis tradicional? Em geral este tipo de coisa não dá muito certo. O bombom Ouro Branco nunca chegou aos pés do Sonho de Valsa. E o Sonho de Valsa “Mais” (em tabletes) tem gosto de isopor recoberto com chocolate seco.
Mas, no Bis deu certo: o Bis Branco tem uma personalidade própria. Já o Bis de Laranja pareceu ser uma idéia completamente descabida. Laranja? Mas o que isso tem a ver com o Bis? Parece uma extensão de linha oportunista, e quem sabe até empanasse a imagem do Bis tradicional. Mas a realidade é que eles acertaram mais uma vez: o Bis laranja não é para ser saboreado frequentemente como o Bis tradicional, mas tem um sabor que poderia ser definido como um delicioso “je ne sais quoi”.
[adaptação/editoria de arte] Bis Light: idéia e embalagem inéditas concebidas pelo jornal The Del Gatto Times
E agora surge o Bis morango, a melhor coisa que aconteceu no Brasil nos últimos tempos. E a verdade é que novamente deu certo: delicioso, levemente azedinho e com um aroma perfumado de morango.
Na realidade, o Bis é um ícone. Algo como a fórmula da Coca Cola brasileira. Mesmo que agora pertença à Kraft Foods, o Bis é um patrimônio brasileiro que têm como guardiães do seu sabor todas as gerações de brasileiros. Mas um chocolate ser um patrimônio nacional? Parece bobagem? Mas o que dizer então da Suiça, com seus chocolates e canivetinhos?
Só falta agora lançar o Bis Light. E em uma iniciativa pioneira, O The Del Gatto Times já desenvolveu até a embalagem (ver ilustração acima). E por esta idéia pede apenas uma coisa: nas propagandas, coloquem mulheres como o Bis, deliciosamente simples.
Del Gatto - Editor-Executivo
15Veja o que nossos leitores comentaram:
oi, eu sou uma dessas pessoas que não páro de comer Bis.
um abraço,
Hélio
bis é demais!!!!!!!!!
Marcinha
legal isso de falar do bis. abs Fábio
Olá. Muito bem escrita a reportagem.
Gostei de clicar e ver os links dos chocolates. E o Bis é mesmo um chocolate que está no coração (e no estômago) dos brasileiros. Um abraço, Paulo Leme
Gostei da idéia do Bis light. Eu adoro Bis, e tenho que cuidar o corpo. E com o Bis light pelo menos eu poderia comer Bis de vez em quando.
beijos
Marcinha
o inverno taí e é hora de bis.
crazyboy
ei Lacta, pq vcs não lançam o concurso de quem come mais bis?
Fe
mmm
eu tbem gosto de bis e não aguento mais aquelas modelos-loirinhas-enjoadinha....arghhhh!
beijos
Cecília
ABRIRAM UMA FILIAL DAS LOJAS AMERICANAS AQUI BEM NA PORTA DA MINHA CASA, NA AV. COPACABANA... TEM UM ESTANDE SÓ DE CHOCOLATES DE TODAS AS MARCAS, ENTÃO JÁ VIU, NÉ ??? MAS QUERO É AGRADECER A SUA VISITA À AV. COPACABANA, TÁ ?
DA PRÓXIMA FICA MAIS TEMPO QUE EU TE SIRVO UM CAFEZINHO... BEIJOS DO JÔKA P.
o bis eh muito legal, e como disse o post acima, aquele corredor-tentação-de-doces das lojas americanas (à caminho do caixa) é uma tortura para quem quer manter a linha.
bjs
Lúcia
Knock knock
This is me from Bahrain !
I am returning ur visit.
Interesting blog u have here..wish I could understand it ;)
Bis de laranja tem gosto de xilocaína de dentista. Eca!
Bis......Hummmmmmm
Mônica
e agora o bis já não tem mais a embalagem de papel celofane transparente, agora é um papel azul metálico. outra tradicção que foi embora.
renato
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